terça-feira, 16 de junho de 2009

psicodinâmica das cores

Você sabia que uma cor é capaz de influenciar nosso humor e nosso estado emocional? Na verdade cada cor possui uma expressão definida que provocam várias sensações:

As cores quentes nos excitam, animam, estimulam e alegram.

As cores frias nos aquietam, acalmam, desestimulam, da sensação de grandeza e paz, podendo às vezes até deprimir.

Veja algumas sensações causadas pelas cores:



Amarelo: cor quente sugere vivacidade, luminosidade, sensação de proximidade, muito calor, de alegria, nos lembra o ouro, seu uso excessivo pode produzir monotonia e cansaço. Lembra o sol, luz, vida, ação.

Vermelho: cor quente cria sensação de energia, de força, de desejo, estimulante, incentiva os desejos naturais. Possui total relação com o emocional. Lembra o sangue, o perigo, fogo, paixão, poder.

Laranja: cor quente que lembra a força, luminosidade, euforia, energia, alegria, advertência, tentação, criatividade, libido. Bem parecido com o vermelho só que menos intenso

Azul: cor fria que lembra a frieza, descanso, tranqüilidade, exerce grande atração no espírito das pessoas, e tende a neutralizar as inquietudes e a vencer as inibições.

Violeta: a cor predispõe o animo para tristezas, para atitudes pessimistas, para aflição, o misticismo. Por outro lado (o lado bom) intuição, harmonia, purificação, sensibilidade e limpeza.

Preto: a cor provoca sensação de severidade traz frustrações e cria aparência de absoluto e definitivo, nos da sensação de elegância, tristeza, mistério, curiosidade, força, frieza, suspense, medo e anonimato.

Marrom: estimula sensações primitivas, luxuria, clareza, pesar, melancolia, solidez e segurança.

Verde: lembra vegetação, esperança e juventude, dá sensação de repouso, de imobilidade, de calma, paz, saúde, abundância, crença, suavidade.

Roxo: eletricidade, egoísmo, dignidade, espiritualidade, justiça e sabedoria.

Branco: delicadeza, pureza, leveza, higiene, claridade, verdade, monotonia e expansão.

Cinza: distinção, neutralidade, maciez, docilidade e cautela.

Azul e preto: criam sensações de antipatia e desvalorização.

Azul e branco: conferem harmonia de espírito, estimulam atitudes idealistas, de doçura e generosidade.

Amarelo e vermelho : criam sensações de insatisfação, de algo impetuoso, e de impreciso.

Amarelo e verde: produzem sensações de eficácia embora demonstrem pouca objetividade.



O que colcoquei aqui foi, na verdade, bem superficial. Cada cor pode nos levar a tantas sensações e nos lembrar de tantas coisas que um post só não seria capaz de descrever, mas sugiro que pesquisem mais sobre isso, se tiverem interesse, pois vale a pena e sugiro também o livro " O universo da cor" de Israel Pedrosa, caso queiram entender melhor a cor e como ela funciona.


0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você