sexta-feira, 24 de julho de 2009

Vênus de Milo





A Vênus de Milo é uma escultura grega de cerca 103 a.C. e acreditam que foi feita pelo Alexandros de Antioquia (para o embaraço dos especialistas que tinham anunciado que ela era de Praxíteles, um dos criadores do classicismo grego hehehe se deram mal).... A Vênus representa a deusa Afrodite, do amor sexual e beleza física. Foi feita em mármore, tem 2,03m de altura e é bonita, sim, muito bonita.... Ninguém sabia da existência dessa escultura, ate que em 1820 um maluquinho estava dando uns roles pelas ilhas do Mar Egeu e tropeçou com ela na ilha de Milo.... Esse tal carinha já encontrou ela quebrada, a culpa não foi dele.... ela estava partida ao meio e com as mãos danificadas, mas ainda tinha os braços. Também fazia parte da estatua, um plinto (tipo de pilar que fica abaixo da escultura) com inscrições que dizia ser ela a Vênus e que era vencedora de um concurso de beleza julgado por Páris.
Bom, resumindo, o tal maluquinho que achou a escultura a vendeu para os franceses, e na hora de embarcarem ela no navio, os marinheiros a arrastaram pelas pedras e por isso ela perdeu também os braços e as bestas dos marinheiros não quiseram parar para pegar os braços dela (preguiça viu), tentaram até restaurar, mas todo mundo preferiu assim mesmo, pelo menos estava mais original. Deram a escultura de presente para o rei Luis XVIII da França e ele deu para o museu do Louvre, onde esta até hoje.
Essa escultura é simplesmente linda, tem um acabamento tão bem feito que mesmo tendo ficado enterrada por tantos séculos, parece que é feita de uma pele macia. A obra em si é um simbolo de graciosidade, delicadeza e feminilidade.....


Essa é ela de costas, para saciar a vontade nacional hehehe.....

4 comentários:

XQUIMICA disse...

estive em Paris e pude ver de perto essa beleza! Sinceramente, é de tirar o folego!

L.A.G. disse...

Adoro Grécia Antiga, tanto a cultura quanto a mitologia!

Mas se essa estátua é grega, porque se chama Vênus, não deveria se Afrodite?

Pirata disse...

Olha... Não sei... Só sei que ela ficou conhecida como a Vênus.. Mas vou pesquisar e fazer um post sobre isso.

Gabriela Sayour disse...

Interessante seu post, tanto quanto a estátua, famosíssima, haha. (;

 
© 2007 Template feito por Templates para Você