sexta-feira, 26 de junho de 2009

Laocoonte e seus filhos


Escultura - Laocoonte, de Agesandro, Atenodoro e Polidor

Escultura feita de marmóre da segunda metade do seculo 1 a.C., é conhecida também como Laoconte e seus filhos, quando passarem por Roma, perguntem a um taxista onde fica o Museu do Vaticano, provavelmente ela estará lá....
A estatua representa Laocoonte que era sacerdote de Apolo e seus dois filhos sendo estrangulados por uma serpente mandada por Poseidon.
O que aconteceu foi que, durante a guerra entre gregos e troianos,  Laocoonte pressentiu o perigo que era aceitar como presente um cavalo gigante dos Gregos, e ficou puto com idéia de girico dos carinhas de levarem o cavalo para dentro das muralhas de Troia. Poseidon, que torcia pelos Gregos, e sabendo do plano maquiavélico deles de colocarem o cavalo para dentro das muralhas com a barriga recheada de matadores, mandou essa singela e inofensiva serpente para calar e acabar com o Laocoonte e seus filhos que estavam quase colocando os planos dos Gregos por água abaixo.

Reparem como os músculos que estão em uso estão totalmente retesados, a fisionomia de desespero, cara o escultor era extraordinário, a obra é perfeita, dá até vontade de dar uma força pro cara e ajuda-lo a se livrar da serpente.

7 comentários:

Claudio Henrique disse...

Tá dificil ir para roma rsrsrs.

mooh + disse...

Interessante a estátua.
AKSLPASKLPASKLPASKLPSAKLPASLKASLKP.
quero uma parecida com essa no meu quarto (66'

Lucas Lins disse...

me amarro em arte véi ! e o jeito q vc explica é bem simples d fácil entendimento ! parabéns pela idéia !


c poder... da uma olhadinha :::
http://www.escolhaopcional.blogspot.com

Anônimo disse...

laconte preferiu salvar seus filho que emocinante

Anônimo disse...

legal....até a última hora ele foi um bom cavaleiro...

Marcelo Pedrosa disse...

Bem legal o jeito que você descreveu a escultura, parabéns! Vi uma réplica dela em Florença, muito linda. E sabem onde têm outra réplica? No parque do Ibirapuera.É pequena, mas é bem legal.
Abs

Anônimo disse...

kara, manero aah profª de artes mandou um trabalho e consegui completar ele c/ ooh blog do pirata legaaaal

 
© 2007 Template feito por Templates para Você